Como desenhar a minha joia na medida exata?

Fazer a sua joia à medida, seja ela qual for, desde um anel de compromisso a uns brincos de diamantes, passando por uma pulseira ou um colar de pedras preciosas, uma tiara ou uma pregadeira de casamento, é agora muito mais simples. Tudo isto porque a Navas Joalheiros brinda todos os seus clientes com a oportunidade de serem eles próprios os designers da joia com que sempre sonharam. Na secção “Desenhe a sua Joia” pode pedir-nos a conceção do esboço que viu numa montra, em algum famoso ou que simplesmente lhe tenha surgido em mente.

Mas por que razão a Navas Joalheiros nos dá essa oportunidade e outras marcas não? Bem, primeiro porque a Navas é uma produtora real, isto é, não só tem a capacidade de fazer as suas próprias peças como também de controlar todo o processo de fabrico (incluindo critérios de qualidade e elaboração). Mas além disso, investiu em maquinaria e tecnologia de ponta para estar na vanguarda da alta joalharia, sobretudo no que se toca à renderização de joias- reprodução digital a 3 dimensões de uma peça.

A renderização é, sem dúvida, um passo fundamental para poder reproduzir qualquer tipo de design ou esboço numa joia de qualidade. Antigamente, todo este processo era manual: o artesão tinha que fazer à mão a cópia do modelo encomendado, implicando algumas imperfeições no resultado final. Por outro lado, a reprodução manual de uma joia também significa que hajam alguns entraves no caso de querer duplicá-la, já que a fundição das peças é única, não podendo voltar a reproduzir-se exatamente da mesma forma.

Este é um processo muito rigoroso tanto na produção como nos acabamentos e que por vezes sai mais dispendioso, ocupando muitas mais horas de trabalho aos joalheiros. Naturalmente que estas também tendem a ser peças que demorem mais tempo a fazer.

Embora um render também necessite da mão do joalheiro, este é um processo mais profissional onde se conta com a ajuda de programas informáticos e com os quais se garantem as medidas e o equilíbrio exatos da joia.desenhe_a_sua_j_ia

Uma vez criado o esboço a 3 dimensões, através de uma máquina própria nas instalações da Navas, consegue-se obter a primeira tela de produção, isto é, a máquina “corta” a joia em tela de uma forma totalmente exata. A partir daqui, ela segue para uma centrifugadora dentro de um revestimento de gesso, onde se mantém em constante movimento e à qual é injetado ouro de Primeira Lei em estado líquido. Desta forma o calor do metal funde-se com a tela e aos poucos vão-se substituindo até que a joia seja completamente formada por esta matéria preciosa. Este processo é denominado de árvore de fundição pois a sua forma lembra uma árvore com joias nas suas ramificações.

A partir do esboço em 3D conseguimos poupar tempo, sendo que timing de produção das peças à medida se assemelha aos prazos habituais de qualquer joia das nossas coleções e cujo molde já está feito. Além disso, o resultado final é muito mais perfeito no que toca a formas, simetrias e medidas. Por último, o valor: qualquer peça que façamos à sua medida aproxima-se bastante a outros modelos da Navas, isto porque a sua criação apenas difere da habitual no que toca a processos de design, e não de produção.

Não perca esta oportunidade de conseguir a joia dos seus sonhos por um valor muito abaixo daquilo que imaginava.