A Gema de Junho: A Pérola e suas Joias

Já em pleno mês de Junho se nota bem o aumento da temperatura, o bom tempo e os dias longos, aproximando-nos do início do verão, deixando para trás a loucura floral da primavera. E este mês chega em grande estilo, pois a pedra preciosa de Junho é a pérola.

As pérolas são, ao contrário das gemas tradicionais “geradas por plantas”, o único tipo de gemas que são colhidas por uma criatura viva, a ostra. A principal característica associada a uma pérola é a pureza, apresentando-se em várias cores e tonalidades. De acordo com as características gemológicas que estão associadas às pedras de cada mês e das quais se deduzem certas propriedades ou benefícios que cada gema nos traz, a pérola ajuda a regular os fluidos corporais e a reduzir o superaquecimento, sendo considerada uma afinidade com os signos do zodíaco de Áries, Capricórnio, Libra e Gêmeos.

As pérolas naturais nada mais são do que a transformação de uma partícula estranha que foi introduzida no corpo mole de um molusco, geralmente em bivalves, ou seja, no interior das conchas da ostra. Como defesa ou proteção, o animal reage e lentamente começa a cobrir aquela partícula com camadas de nácar, que após aproximadamente 10 anos forma uma esfera com várias camadas que é o que é considerado a pérola. As mais conhecidas são consideradas pedras preciosas pelo seu brilho e simetria particulares, sendo produzidas maioritariamente por ostras pertencentes à família Pteriidae.

As pérolas são apreciadas desde a antiguidade por vários povos devido à sua raridade, beleza e valor extraordinário. Estas gemas têm uma cor, tamanho e forma variáveis, e o seu valor é determinado com base em vários critérios, mas sobretudo focando-se em três fatores:

  1. Uma forma desejável, como pérolas chamadas lágrimas ou aquelas com formato esférico perfeito.
  2. A raridade de sua cor, já que as pérolas cobrem praticamente toda a gama de cores entre o branco e o preto.
  3. O tamanho, ou seja, o tamanho e a forma da pérola; quanto mais velho, maior será.

Embora essas características estéticas e o tamanho da gema sejam imprescindíveis na hora de avaliar uma pérola, também é verdade que o preço varia de acordo com as tendências da moda da época. É uma pedra preciosa que vem sendo utilizada para a confecção de joias desde os primórdios dos tempos, protagonizando em sua trajetória todo tipo de joalheria tradicional até hoje, quando começa a ser utilizada de forma mais vanguardista, mais atual e mais diferente do que visto até agora, podendo-se dizer que as pérolas construíram seu próprio discurso estético na joalheria, sempre apoiados na exclusividade e singularidade que proporcionam.

Clássica, atemporal e com grande capacidade de reinvenção e adaptação, a pérola pode ser a gema protagonista perfeita em todos os tipos de designs, proporcionando sofisticação, luminosidade e elegância. Até hoje, as atrizes mais jovens de Hollywood souberam inovar e usar pérolas em seu tom mais jovem, com desenhos de estética renovada, e é o que Jackie Kennedy já dizia: “Pérolas são sempre apropriadas”.

Na Navas Joyeros sabemos disso perfeitamente, e é por isso que temos uma ampla coleção de joias com pérolas, entre as quais você encontrará anéis, brincos, colares e muito mais em diferentes modelos que foram feitos com pérolas da melhor qualidade, diamantes selecionados, e com os quais foram compostos por designs únicos e exclusivos, que também são oferecidos na nossa loja online ao melhor preço do mercado.

Como exemplo, vamos propor um conjunto de joias feitas com pérolas que podem ser encontradas no site Navas Joyeros por muito menos do que você imagina, e é composto por YAKARTA, um anel de pérolas e diamantes de grande presença, com um design simples e confortável que se adapta a qualquer tipo de dedo tornando-o ideal para o dia a dia. A pérola central que compõe o modelo é uma pérola redonda australiana, considerada uma das melhores do mundo, e que combina perfeitamente com os diamantes de lapidação brilhante engastados na cravação First Law Gold, formando uma peça de alta joalheria.

Joias com pérolas

Poderíamos usar o anel YAKARTA com os brincos BALTICO, uma linda joia ideal para qualquer ocasião feita com os melhores materiais. 

Estes brincos semi-longos combinam os motivos superiores com formas de balão adornadas com os mais seletos diamantes cravados precisamente ao microscópio, de onde pendem as melhores pérolas cultivadas em forma redonda, proporcionando movimento e luminosidade.

Joias com pérolas

E pra finalizar, se deja um conjunto completo, podemos oferecer o colar Regia de pérola com um diamantes simples mas elegante e original, cercado por pequenas pérolas  para favorecer a luminosidade, movimento e a beleza da joia no seu conjunto, de uso diário que se encaixa perfeitamente no pescoço com uma bela e discreta corrente de ouro branco.