Tipos de Ouro na fabricação de joalheria

Seguro que têm sido muitas vezes as que preguntaste-te de onde procede o ouro ou as diferenças entre os tipos existentes. Em Navas Joalheiros vamos te a contar as principais características para que saibas os distinguir.

O ouro sempre tem sido a matéria prima por excelência na fabricação de peças de alta joalheria.
O ouro puro, é o que se extrai nas minas ou criva-se nos rios, é de uma intensa cor amarela, no entanto, este ouro não é valido para a criação de joalheria, como não é suficientemente consistente para conseguir uma jóia duradoura.
Por isso, ao fabricar uma jóia devemos misturar 3/4partes de ouro puro ou fino, uma parte de elementos endurecedores para que a jóia tenha a presença e durabilidade necessária numa peça de alta joalheria

Este é o denominado ouro de 1 lei, ou de 18 quilates, contém o 75% de ouro fino (24 kilates) e o resto prata ou cobre o que determina sua cor. Este é o tipo de ouro usado para a criação de peças de alta joalheria.
Se a mistura faz que exista uma percentagem de elementos endurecedores superior a este, reduzindo a parte do ouro puro ou fino, passaria a denominar-se ouro baixo, e faria que a peça tivesse um menor valor.
Ao realizar a mistura abre-se um amplo leque de possibilidades na tonalidade do ouro, para lhe dar diferente estética ao design. Assim temos diferentes tipos de ouros, conforme a sua cor, assim temos o ouro amarelo, que é o mas tradicional, onde o elemento endurecedor predominante, é a prata, o que lhe dá uma tonalidad mais suave e esbranquiçada à cor amarela.

 

 

O ouro branco é o mais usado nos ultimos tempos. Contém 75% de ouro fino além de que o elemento principal da mistura que lhe dá consistência é o paládio, dando-lhe um tom esbranquiçado acerado, que requer para obter o lustre brilhante branco final uma tintura em ródio, elemento químico esbranquiçado indispensável para a finalização da jóia, ainda que o paládio atualmente está em desuso, já que o preço do paládio supera ao do ouro .

O cobre é o principal elemento endurecedor do ouro rosa ou vermelho,contribuindo maior ou menor grau de cor segundo a peça.

Também poderemos encontrar o denominado Ouro 14Kilates. Contém o 58.33% de ouro fino e o resto são metais de liga. Este metal é de menor qualidade que o ouro 18 kilates.

O banho de ródio, ouro rodinado aplica-se às joias de ouro branco ou prata, para dar-lhe um aspecto mais brilhante e mais branco. Consiste em recobrir de ródio a peça mediante uma tintura electrolítica. A cor natural do ouro branco é um tom cinza amarelado, portanto, quando o ouro branco está novo, leva uma capa de ródio.

Estes são as principais cores aplicadas na alta joalheria mas existem também outros como o ouro verde, preto, cinza….etc mais minoritários e só aplicados a jóias muito originais e de exclusivo design

Seja qual seja o ouro selecionado para elaborar nossa jóia, todos têm mais o menos o mesmo valor já que contêm a mesma quantidade de ouro puro e fino, ficando a diferença exclusivamente para um efeito estético, tratando de satisfazer todas nossas necessidades.

Conquanto o ouro branco é muito recomendável nas jóias que tenham diamantes, sobretudo engarzados em pavê ou coalhado já que favorece o brilho. O ouro amarelo ou rosa também lhe dá uma bela estética e no segundo caso uma exclusividade e originalidade ao design da jóia.

Em nossa loja on-line www.navasjoalheiros.com poderas encontrar muitos designs a um preço que não pode ser melhor, solicitando cada uma destas tonalidades com o design que mais gostes.