TIPOS DE ENGASTE EM JÓIAS

Engaste é o sistema pelo qual sujeita-se a pedra ao metal numa jóia. A arte de engastar é uma das tarefas mais nobres da alta joalheria, já que um engaste de qualidade realça o valor das pedras e da jóia.
À hora de elaborar uma jóia, são muitas as fases pelas que devemos avançar até obter uma peça de alta joalheria,em Navas Joalheiros,como fabricantes,passamos por cada um dos processos,vamos te a contar para dissipar dúvidas ao respeito dos engastes de jóias.
Em primeiro lugar, inicia-se o design da jóia, a criação de um modelo em 3 dimensões e a criação da primeira cera, passando pela fundição, o devastado e polido da peça desde o bebedouro. Por último o engastado da ou das gemas que a compõem, com o polido e revisão da jóia e seu rodiado se se trata de uma jóia de ouro branco.
Mas, hoje vamos falar do processo de engastado ou fixação das pedras, que através do material precioso, já seja ouro ou platino, no que está fabricado o modelo.
Antes de mais nada, temos que identificar ao profissional que realiza o engaste, este é o engastador. Neste caso, na firma Navas Joalheiros contamos com uma equipa de engastadores de longa e profunda trajectória profissional, o que garante o perfeito acabamento das jóias.
Devemos pensar que à hora de fazer frente ao engastado de uma jóia, o engastador deve estudar que tipo de engaste aplicar para obter o maior partido estético da peça e o maior esplendor das gemas, sobretudo dos diamantes.
Vamos te a contar de forma simples os principais tipos de engaste que existem para que à hora de ver uma jóia possas os diferenciar;

 

ENGASTE EM GARRA: A garra, muito habitual em solitários, alianças…já que aproveita a fixação subtil de garras para posicionar as gemas de forma individual ou colectivamente como as rosetas, sendo um dos tipos mas usados já que ajuda ao brilho das pedras preciosas à entrada da luz por todas as caras destas.

JOAQUIM VERDU 1, Solitario de diamantes

 

ENGASTE EM BISEL:É um tipo de fixação onde as pedras preciosas, se sujeitam com um bisel que rodeiam delicadamente o perimetro destas.É um tipo de engaste que ainda que reduz o brilho, dá comodidade ao uso da jóia, e segurança na fixação.

                     LAURA, Solitário de diamantes

 

 

ENGASTE EM CARRIL:O carril, muito habitual em alianças ou brincos.As gemas situan-se uma depois de outra num carril onde ficam delicadamente sujeitas
Caracteriza-se porque as gemas situam-se uma depois de outra num carril onde ficam delicadamente sujeitas.É o engaste ideal para diamantes talha princesa.

 

TASMANIA, Brincos de pérolas e diamantes

PRINCESA,aliança com diamantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENGASTE IDEAL:é onde as gemas carecem de fixação visível, sendo este realizado graças a entredois situados baixo a peça, e que requer da perfeita selecção e calibrado das gemas.

                                  AFRODITA, Aliança de diamantes

 

ENGASTE INVISÍVEL:O engaste invisível, onde as gemas carecem de fixação visível, sendo este realizado graças a os entredois situados baixo a peça, e que requier da perfrcta seleccion e calibrado das gemas.

         LETIZIA MEIA, aliança de diamantes

 

ENGASTE PAVÊ: Pavê significa “empedrado”. Conjuntan-se muitas gemas pequenas que geram a ilusão de uma de maior tamanho. Os engastes pavê parecem adoquines de gemas bem perto entre si, com só uma pequena parte de metal precioso à vista.Este engaste é o mais adequado para gemas de talha baguette, esmeralda, ovalada, princesa, redonda e quadrada.

 

KEILA, aliança com diamantes

 

 

Em definitiva cada tipo de engaste contribui a maxima beleza, design e originalidade dà jóia, semdo vital para o bom resultado da peça.

Em Navas Joalheiros temos disponíveis os modelos em todos os engastes que solicite ao melhor preço sem concorrência através de nosso site www.navasjoalheiros.com