Porquê escolher um anel de platina?

Na hora de escolher um anel com diamantes ou anel de noivado, o primeiro que temos de determinar é o seu design e, uma vez selecionado o modelo, passamos à escolha do metal precioso no qual vai ser fabricado.

São várias as opções, que temos, na hora de fabricar um anel de diamantes, embora, as mais habituais sejam o ouro e a platina para a realização de peças de alta joalheria. Então, qual escolher?

Porquê escolher a platina para o meu anel de diamantes ou noivado?

A platina é um material precioso de grande dureza, pesado, maleável e dúctil, e o seu símbolo químico é Pt.

Descoberta na América, pelo espanhol AntonioUlloa, foi trazida desde o Equador até à Europa em 1735.

O seu nome deriva do termo prata, com a qual, ao princípio, foi confundida pela semelhança da sua cor cinza prateada.

Em joalheria, é muito apreciada pelas suas qualidades e usada com uma pureza de 95%, ou seja, contém 950 partes de platina pura em cada 1.000.anel de diamantes

 

O motivo principal para a seleção da platina como material precioso,na elaboração de aneis de diamantes, é a dureza em comparação com o ouro de Primeira Lei, que é o mais usado em joalheria.

A platina é perfeita pela sua tonalidade prateada esbranquiçada e pelo seu brilho, que favorece a luminosidade dos diamantes. Além disso, a sua dureza e resistência a qualquer tipo de corrosão faz que o brilho se mantenha durante mais tempo, face ao desgaste resultante do uso normal.

Estas duas caraterísticas fazem da platina um material perfeito para a elaboração de joias de uso habitual.

 

Se é certo que a platina é um metal precioso um pouco mais caro que o ouro, também é certo que é altamente recomendável para o fabrico de solitário com diamantes, de um tamanho acima do meio quilate, onde a importância da joia compensa esse valor adicional.

A elaboração do anel de diamantes ou noivado é muito complexa, requer um trabalho exaustivo dos mestres joalheiros da marca Navas Joalheiros, no qual é realizada uma fundição específica e um polimento profundo que emana brilho e um excelente lustre, identificando, assim, a beleza das joias em platina.

Além disso, o trabalho de cravação dos diamantes em peças de platina requere um protocolo especifico para obter um magnifico resultado e para que a gema central permaneça, subtilmente, fixa à armação do anel.

Então, se está à procura do seu anel de diamantes ou anel de noivado elaborados com este material precioso, a platina, não hesite, na loja online da Navas Joalheiros vai encontrar a joia que procura, com total garantia, excelentes acabamentos e ao melhor preço de mercado.