A pedra de junho: Pérola

Já entramos há algum tempo no mês de junho e notam-se bem as subidas de temperatura, o bom tempo, os dias mais compridos e a entrada no verão que deixa para trás a loucura floral da primavera. Mas este mês traz também muito estilo, não fosse a pérola a pedra do mês de junho.

Ao contrário das tradicionais pedras preciosas, que se geram de uma forma “vegetal”a pérola é o único tipo de gema que se forma numa criatura viva, a ostra. A principal característica que se associa a uma pérola é a pureza, apresentando-se em diversas cores e tintes. Segundo as características gemológicas que se associam às pedras de cada mês e das quais se deduzem certas propriedades e benefícios, a pérola ajuda a regular os fluidos corporais e a reduzir o aquecimento já que tem afinidade com os signos de Carneiro, Balança, Capricórnio e Gémeos.

As pérolas naturais não são outra coisa senão a transformação de uma partícula estranha que se introduziu no corpo mole de um molusco, geralmente nos bivalves, ou melhor, dentro das conchas da ostra. Estas, em modo de defesa ou proteção começam a cobrir lentamente essa partícula com capas de nácar que passados cerca de 10 anos formam uma esfera com várias capas, a considerada pérola. As mais conhecidas são consideradas pedras preciosas pelo lustre particular e pela simetria, sendo produzidas na sua maioria por ostras pertencentes à família Pteriidae.

As pérolas são apreciadas desde a antiguidade por diversos povos, não só pela sua raridade mas também pelo seu valor e beleza. Estas gemas têm cor, tamanho e forma variáveis e o valor é determinado em função de vários critérios. Centram-se sobretudo nestes três fatores:

  1. Uma forma desejável, por exemplo, as pérolas denominadas lágrimas ou as que têm uma forma esférica perfeita;
  2. Raridade de cor, já que as pérolas abarcam uma vasta gama de cores que vão do branco ao preto;
  3. O tamanho e a forma, quanto mais anos tenha maior será;

Embora as características estéticas e de tamanho sejam fundamentais, na altura de fazer a avaliação da pérola o preço também varia em função das tendências de moda no momento. Esta é uma pedra preciosa que desde sempre é utilizada na produção de joias, hoje em dia é-lhe dado um uso mais vanguardista, atual e diferente, podendo dizer-se que as pérolas constituem um discurso estético muito próprio em qualquer peça, apoiado na exclusividade e singularidade que carregam.

Clássicas, intemporais e com uma grande capacidade de reinvenção e adaptação, as pérolas podem funcionar muito bem como as gemas protagonistas em todo o tipo de designs, dando sofisticação, luminosidade e elegância a qualquer modelo. Atualmente as atrizes mais jovens de Hollywood souberam inovar e utilizar as pérolas no seu tom mais jovial e com designs de estética renovada. Já dizia Jackie Kennedy: “ As pérolas são sempre adequadas”.

Na Navas Joalheiros sabemos disso perfeitamente, por essa razão temos uma ampla coleção de joias de pérolas entre as quais se podem encontrar anéis, brincos, colares e outros complementos, em diferentes modelos, feitos com pérolas das melhores características e diamantes selecionados, com os quais se formam peças únicas e exclusivas. Além disso, disponibilizamo-las ao melhor preço do mercado na nossa loja online.

Como exemplo, propomos um conjunto de joias de pérolas, disponível no site da Navas Joalheiros por um valor inacreditável. Este é composto por YAIZA, um anel de pérolas e diamantes de grande presença, com um design simples e cómodo que se adapta a qualquer tipo de dedo, tornando-se ideal para usar no dia-a-dia. A pérola central que compõe o modelo é australiana, redonda, e considerada das melhores do mundo. Combina na perfeição com os diamantes em talha brilhante, engastados numa armação de ouro de Primeira Lei.

Para usar com YAIZA, os brincos RANGIROA são as joias ideais. São do tipo semi-comprido e combinam os motivos superiores de formas geométricas, ornamentados pelos mais seletos diamantes engastados por microscópio. Daqui partem as pérolas cultivadas, em forma de lágrima, dando movimento e luminosidade ao modelo.

Para finalizar, se deseja um conjunto completo, propomos-lhe o pendente NIVAL. Um modelo de pérolas e diamantes, com um design simples mas elegante e original, no qual se destaca a pérola japonesa mabe. Esta é rodeada de pequenos diamantes em talha brilhante, engastados em micro-garras, o que favorece a máxima luminosidade e esplendor das gemas. Uma joia com muita presença que se prende ao pescoço por uma discreta corrente de ouro branco.