diamante

Origem dos diamantes de Navas Joalheiros

Os diamantes de sangue são diamantes proibidos no mundo da joalharia. A alta joalharia tem como denominador comum o diamante como gema mais importante. O diamante acrescenta à joia o seu brilho e elegância, uma vez que é o rei das joias preciosas. Mas seguramente que que se pregunta de onde procedem os diamantes que deslumbram com tanta beleza nas nossas joias.

Desde a marca Navas Joalheiros, gostamos de desvendar o enigmático e mágico mundo dos diamantes, mas também advertimos sobre os diamantes ilegais, conhecidos por muitos como diamantes de sangue. Todos os diamantes que formam parte das joias da marca Navas Joalheiros, são legais e procedem de fontes de extração oficialmente autorizadas.

Sabemos que os diamantes se extraem de duas maneiras, mediante escavação, ou seja, mediante actividade mineira, e outro método seria pelas águas subterrâneas que, em determinadas ocasiões, extraem o diamante do seu lugar de origem no interior terrestre e o depositam em rios de onde podem ser recolhidos, como ocorre com o ouro.

De uma forma ou de outra, é necessária uma infraestrutura qualificada, com a capacidade de máquinas e, especialmente, com um grande número de trabalhadores, para obter os desejados diamantes, em bruto.

diamantes

Atualmente, o controlo da maior parte da extração de diamantes a nível mundial é gerido pela Dtc (Diamond Trading Company), antes conhecida como DeBeers. A Dtc não só se ocupa de fixar os sight, ou seja as ocasiões oficiais de compra de diamante em bruto extraído por parte das empresas oficialmente autorizadas e selecionadas por poderem proceder de forma profissional e com capacidade de comercialização, denominados sightholders.

Igualmente vela pelas boas condições de exploração dos diamantes em lugares de origem a nível mundial, através das denominadas Dtc rules. As Dtc rules nascem como resposta às aberrações cometidas no passado relacionadas com a extração e comercialização dos diamantes em bruto, partindo desde a sua origem e os lugares de recolha.

Antes desta regulação, na extração de diamantes era utilizada de fora comum mão de obra infantil ou condições de trabalho inadmissíveis, próximas a escravatura, desrespeitando direitos humanos. Mas também noutras ocasiões, a obtenção de direitos de exploração de minas de diamantes era moeda de troca com o tráfico de armas ou o financiamento de conflitos armados, como ocorria em Angola.

 

diamantes

 

A gravidade destas situações gerou a intervenção da Dtc de forma severa e exaustiva, criando as Dtc rules, que determina que qualquer diamante que não as cumpra será considerado ilegal e portanto não será permitida a sua comercialização, podendo ser aplicadas consequências legais.

A marca Navas Joalheiros no momento de adquirir os seus diamantes diretamente da sua fonte cumpre de forma estrita com estas regras, dando plena garantia aos seus clientes que as suas pedras preciosas estão livres de actos ilegais e se obtêm por canais de comercialização legalmente estabelecidos.

De forma comum os nossos diamantes procedem do continente africano, África do Sul ou Angola, fontes dos melhores diamantes relativamente a qualidade e cristalização. Mas seja qual seja o país de procedência de extração, os nossos diamantes estão submetidos a severos controlos que culminam com a inscrição em todas as facturas de compra do cumprimento da legislação vigente por parte do sightholder emissor da mesma, como vendedor de os diamantes.

Com a nossa marca não só asseguramos aos nossos clientes de que estão a adquirir o melhor diamante ao melhor preço do mercado, como também garantimos que cumprimos plenamente as Dtc rules. Sendo portanto diamantes legais, sem qualquer relação com diamantes de sangue.
shutterstock_117104626

Se ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais informações não hesite em contactar connosco através dos nossos canais de comunicação habituais:

Poderá encontrar todo o nosso catálogo online em www.navasjolheiros.com! Dê uma vista de olhos!