O BRILHO DO DIAMANTE

São muitos os que à hora de escolher o anel de compromisso escolhem os diamantes de forma única e excepcional, e  o brilho desta pedra preciosa que dota à joia de uma beleza especial e única.
Mas, sabes por que os diamantes brilham dessa forma tão bela e especial?

O mundo dos diamantes resulta-nos apaixonante, misterioso e enigmático, o segredo dos diamanteiros à hora realizar seu trabalho, faz que sejam escassas as publicações a respeito, fora dos canais corporativos ou profissionais do diamante.

O diamante é o mineral tal e como se encontra na natureza. Não se conhece outro material de maior dureza na Terra; por isso, para talhar diamantes se utilizam outros diamantes. Dependendo do tipo de talha ou forma que se lhe tenha efectuado ao diamante, denomina-se com um nome diferente.Por exemplo: aplicase-lhe uma talha redonda, denominar-se diamante talha brilhante. Sempre se tende a generalizar e isso explica que, na atualidade,  denomine-se popularmente a todos os diamantes como brilhantes.

São poucas as publicações acessíveis ao grande público, e raros exemplos como o “Diamante de Jerusalen”-Noah Gordon ,que situa realmente sua história num mundo tão hermético como o dos diamantes. Esta é a história de Harry Hopeman, um homem apaixonado por diamantes, vindo de uma família ligada a diamantes; do seu amor por uma notável mulher iemenita, e da sua meticulosa procura por um diamante antigo e valioso cuja história está intrinsecamente ligada ao passado do povo judeu.
Para reconstruir a trajetória desta pedra rica em história e sagrada em tradição, Noah Gordon utiliza a arte fascinante de historiador e ficcionista, conduzindo-nos desde os tempos bíblicos até às guerras políticas contemporâneas.
O Diamante de Jerusalém é em simultâneo uma aventura emocionante, uma história de amor e uma viagem cativante pela história, escrito de forma extraordinária e com uma trama envolvente, é um livro que nos prende até ao fim.

 

 

Mas firma Navas Joalheiros deseja mostrar-te un pouco o processo de criação do diamante talhado, partindo de uma rocha extraída das entranhas da terra.

Mas hoje, falaremos de uma tarefa complicada mas fundamental para que nosso diamante brilhe com intensidade em nosso anel de compromisso, e que se produz uma vez talhado nosso diamante,é a seleção dos diamantes.

Mas comecemos pelo princípio, uma vez adquirido o diamante  bruto através dos sites oficiales da DTC ou organismo oficial que regula o comercio do “Rought Diamond” a nível mundial, e talhado por nossos sócios, obtemos uma ampla variedade de tamanhos, cores, purezas inclusive formas e graus de talha, nos diamantes facetados.

Neste ponto há que dizer que só dois diamantes talhados são válidos para luzir numa jóia, já que suas facetas são as que lhe dão todo seu brilho.
Por isso, é necessária a intervenção do especialista diamanteiro para seleccionar a cada grupo de diamantes em virtude de suas características, as denominadas 4cs (clarity, cor, cut e carat) e que são as que determinam o valor final deste.

Esta labor é a seleção, e realiza-se de forma artesanal através de pinças diamantíferas e uma lupa de 10 aumentos denominada triplete, observando uma a uma as milhares de gemas que compõem o lote de pedras preciosas, denominado lote original.
A seleção permite-nos obter o diamante que procuramos, personalizando nossos gostos, e combinando estas 4 C´s ou características do diamante.

Que te pareceu a informação que te demos?
Se à hora de escolher teu anel de compromisso ou teus brincos de diamantes tens dúvidas sobre qual escolher, não te preocupes, Navas Joalheiros põe a tua disposição a sua completa equipe de experientes joalheiros para te ajudar a escolher a jóia de diamantes que melhor se ajuste-se a teus gustos e expectativas, e assim tua escolha seja mais cómoda e simples.

Dé um olho à joalheria on-line de Navas Joyeros: www.navasjoalheiros.com