lisbon fashion week

Moda Lisboa & Christophe Sauvat

Preparem-se porque amanhã começa o evento de moda mais importante do ano. A Moda Lisboa recebe aproximadamente 20.000 visitantes convidados e estima-se que cerca de um milhão de portugueses acompanha a Lisbon Fashion Week através de redes sociais e meios de comunicação.

A edição da Moda Lisboa deste ano é intiludada de “LUZ” e decorrerá no Pavilhão Carlos Lopes, no priveligiado Parque Eduardo VII, de 5 a 8 de Outubro. No sábado, dia 7 de Outubro, às 21:30h será o desfile do reconhecido designer internacional Christophe Sauvat.

Estamos a preparar uma fantástica colaboração com este designer que tem uma história impressionante que não vai querer perder!

Porquê escolhemos colaborar com Christophe Sauvat?

Tal como o seu nome indica, Christophe Sauvat nasceu em França mas cedo deixou a sua cidade natal Carcassonne, uma cidade medieval pequena no sudoeste francês e mudou-se a Marselha.

“Sou um autodidata, nunca estudei moda, o que eu fiz foi aprender a olhar, sejam pessoas, sejam quadros no museu. Aos 18 anos era diretor de um clube noturno em Marselha onde ia a gente de moda. Foi aí que começou. Sempre gostei de roupas, de ver a forma como as pessoas se vestiam. Depois vivi na ilha de St Barthes, numa comunidade franco-alemã muito rica e fashion, sempre cheia de fotógrafos de moda e modelos. Quando voltei para Paris decidi tornar-me designer e comecei por desenhar relógios. A coisa correu bem e ganhei logo uns prémios.” disse ao Observador.

O seu talento começou imediatamente a ser reconhecido nos anos 80 no sector de relojoaria, mas Christophe ainda não estava satisfeito e viajou para o Brasil onde se apaixonou pelas célebres pulseiras brasileiras multicolores. Acabou por residir vários anos na brasileira “cidade maravilhosa”, onde num par de anos já podia orgulhar-se de vender vários milhões de pulseiras e também de misturar estes fios coloridos que descobriu nas favelas do Brasil cm as braceletes dos seus relógios.Resultado de imagem para christophe sauvat

O seu percurso profissional contou ainda com uma passagem por Bali na Indonésia, onde Christophe descobriu o batik, uma forma ancestral de pintar tecido e decidiu trazê-la para a Europa nos seus designs. “Não sou turista, vou aos sítios e fico lá, conheço as pessoas, o que fazem.”

O seu seguinte projecto também teve bastante sucesso, tratando-se da marca Antik Batik, que fundou em Paris em 1992. Esta marca devia muito do seu reconhecimento ao catálogo de compra de vestuário La Reddoutte que se tornou famoso para as compras de muitas mulheres. Colaborou com outras marcas de grande destaque como por exemplo Ralph Lauren.

Em 2007 de férias em Cascais, conheceu o encanto das terras portuguesas, mas só se apaixonou realmente pelo país quando conheceu a Comporta, no Alentejo. As cores do céu e do mar foram a sua perdição e acabou por alterar a sua residência para Portugal. Casou-se com uma portuguesa e o seu filho mais novo, que por vezes aparece consigo na passarela dos seus desfiles como foi o caso da sua última participação na Moda Lisboa, já nasceu aqui.

christophe_sauvat

Em 2010 criou a marca de roupa e acessórios femininos com o seu nome que actualmente gere desde Lisboa. E apesar de que Christophe Sauvat ser de nacionalidade francesa, a sua marca é 100% portuguesa e podemos descrever o seu estilo como hippie-chic, com inspirações étnicas multiculturais.

Os seus desenhos são extremamente carregados de um misto de cores, padrões,  texturas e detalhes de todo o tipo. Algumas das peças mais excêntricas eram conjugadas com outras mais sóbrias resultando em conjuntos magníficos, perfeitos para utilizar no dia-a-dia e acrescentar um pouco de cor ao nosso guarda-roupa. A herança multicultural do designer é transmitida em casa peça que cria.

A marca Christophe Sauvat é vendida internacionalmente, na Europa, nos EUA, nos Emiratos Árabes Unidos, na Arábia Saudita, no Japão e na  China.

Não perca em breve a coleção de Christophe Sauvat, uma das caras internacionais presente na Moda Lisboa. A sua coleção de joalharia promete dar vida aos seus looks de Inverno, tal como os seus designs prometem dar vida à Lisbon Fashion Week.