Manual de estilo para as convidadas de um casamento

Estamos em plena época de casamentos e a questão que mais se coloca nesta altura é: o que vou usar? Pois bem, anote os próximos conselhos porque temos a certeza que vão ajudar a escolher o outfit ideal e mais adequado aos protocolas e regras “não escritas” destas cerimónias.

  • Vestido curto ou comprido?

O primeiro e mais importante, a roupa que se vai vestir para o dia assinalado. Segundo o protocolo, se se tratar de uma cerimónia de dia deve levar-se um vestido de cocktail. Existem imensos designs e comprimentos mas este não deve chegar a ser totalmente comprido (a não ser que seja a madrinha ou dama de honor, que têm vestidos já destinados). Por outro lado, se for um evento à noite as opções são mais amplas, mas se o dress code é de etiqueta, o mais adequado é escolher algo comprido. As últimas tendências trouxeram-nos mil opções de jumpsuits que resultam muito bem para ambos os horários. Também se está a usar bastante o conjunto saia e crop top…deixe voar a imaginação, há infinitas combinações!

vestidos_1

 

  • Sapatos

O calçado é algo subjetivo na hora de escolher o outfit certo, e é precisamente na variedade que mora o bom gosto. Pode-se optar tanto por sapatos a condizer com o resto da roupa e complementos, como pelo contrário, usar algo mais chamativo que se distinga do conjunto e dê um toque de originalidade ao look, ao mais puro estilo Carrie Bradshaw. Sobretudo é muito importante uma coisa: não se devem estrear sapatos nesse dia! Nunca se sabe se nos irão magoar ou não e é melhor não arriscar; devem ser escolhidos com tempo para que habituemos os pés ao modelo e assim evitar feridas ou roeduras. O ideal? Sandálias para festas de verão e sapatos de salão para o inverno.

  • Complementos e joias

As joias-estrela nos casamentos são as braceletes e gargantilhas, por vezes também os brincos, dependendo do apanhado. O truque é combinar todos estes acessórios com o que se leva vestido e assim não deixar o look nem simples demais nem muito carregado.

Por outro lado, no que toca a complementos como pregadeiras, chapéus largos e penteados…tudo é permitido, o único requisito é que esteja de acordo com o estilo de casamento e com a sua formalidade. Assim, de dia pode usar-se todo o tipo de chapéus, incluindo na hora da comida mas à noite convém escolher algo mais discreto e retirá-lo durante o jantar. No entanto, uma regra “não escrita” que nunca falha é que a clutch deve ser pequena, porque senão não só chamará demasiada atenção como se tornará super incómoda.

hat

  • Menos é mais

Este conselho aplica-se sobretudo à maquilhagem e aos penteados. Numa cerimónia deste género o normal é que seja a noiva o centro de todas as atenções e por isso as convidadas devem apresentar-se com naturalidade. Não é recomendável usar maquilhagem muito exagerada nem um penteado muito rebuscado já que se pode interpretar como uma tentativa de chamar a atenção, por isso mesmo, os tons rosa naturais e terra são perfeitos para cerimónias de dia, sendo que para a noite smoked eyes e lábios com alguma cor resultam muito bem.

makeup_1

 

  • Branco e preto

É a regra mais básica no que toca ao dress code de um casamento: não ir nem de branco (claro, esta é a cor da noiva) nem de preto. Contudo, usar uma combinação das duas ou tonalidades intermédias é algo bem visto.

BW

Todos estes conselhos são baseados nas tradições e protocolos que se estabeleceram ao longo do tempo para este tipo de cerimónias. Há que lembrar que o melhor conselho de todos é que se sinta bem e que seja você mesma: se não se sentir bem com saltos muito altos então não os leve, se aquele vestido não é o seu estilo escolha outro…ajuste estas pequenas dicas a si mesma e vai ver que conseguirá um look realmente natural no qual se sentirá perfeita!