Joias para uma princesa

A tiara de diamantes é uma das peças de joalheria mais complexas de realizar, reservada apenas a alguns mestres artesãos joalheiros, mas que, sem dúvida alguma, dá um toque elegante e distinto a qualquer noiva.

As tiaras de casamento em diamantes devem de ser desenhadas uma a uma já que, partindo de um modelo original ou base, cada modelo vai acrescentando diferentes motivos ou ornamentações, que a convertem numa peça única e exclusiva. Partindo do design inicial, esta é processada de modo a criar as ceras de fundição de cada parte, já que, devido à sua complexidade e volume, é impossível fabrica-la de uma só vez. Este é o momento, no processo de elaboração, onde podemos personalizar a tiara com as caraterísticas e fisionomia da destinatária, como se de um fato à medida se tratara.

Seguimos o processo de produção, com a fundição de cada um dos motivos e elementos que compõem a tiara, uma vez perfeitamente revistos e polidos, passamos à parte mais complexa e que a torna numa joia peculiar, posto que somente a perícia e experiência dos mestres joalheiros pode levar a cabo a união e a montagem de cada elemento para obter a espetacular joia final, a tiara de diamantes.

Posteriormente, passaríamos à seleção dos diamantes, das pedras preciosas de cor ou pérolas e corais que compõem a nossa tiara, por parte dos gemólogos da marca Navas Joalheiros, que depois as entrega à equipa de cravadores para, habitualmente com o microscópio, levar a cabo um dos trabalhos mais complexos na criação de tiaras, que é a cravação das gemas. Cada um dos diamantes e pedras preciosas têm de ocupar um lugar exato, para que, desta forma, não só garantir o seu brilho como também reforçar o design dos motivos que criam a beleza da tiara. Uma vez que tenhamos praticamente finalizada a joia com a montagem e cravação, procede-se ao polimento final, e banho de ródio se é de ouro branco, conferindo um acabamento muito exigente e perfeito, comum nas joias da marca Navas Joalheiros, evocando as joias do passado para que a nova tiara possa converter-se numa joia familiar que passe de geração em geração.

Como pode verificar-se, a realização de uma tiara não é simples, já que envolve um grande número de profissionais, e, além disso, a sua produção é quase exclusiva e pessoal, e tem uma duração, dependendo da complexidade do design, de 15 a 60 dias.

Mas se estamos decididos a possuir e exibir uma joia tão exclusiva, elegante e bela, perfeita para o dia do nosso casamento e converter-se na joia da nossa família, temos de ter em conta as nossas caraterísticas e a do nosso look de casamento. As possibilidades são infinitas já que a Navas Joalheiros, com base num design original, dá a oportunidade de muda-lo ou modifica-lo para garantir que a nossa tiara seja única e totalmente personalizada. No entanto, partindo de uma base, temos de distinguir entre dois tipos de tiaras, de acordo com as suas caraterísticas.

Assim, temos as tiaras de diamantes de tipo diadema e as de tipo coroa.

As tiaras de diamantes de tipo diadema são aquelas mais baixas na sua estética frontal, ou seja, desde a base da joia não se elevam demasiado em relação ao rosto, têm uma posição mais avançada na cabeça e normalmente têm uma maior abertura pela posição que ocupam. São perfeitas para levar com véu se este vai estar avançado em relação ao cabelo recolhido ou o vamos usar para cobrir o nosso rosto.tiara com diamantes tipo diadema

Estas tendem a ter motivos mais chamativos, individuais e que se repetem para dar maior simetria e equilíbrio, os fechos de suporte são laterais, integrados no design da tiara e, na hora de os colocar, ficam perfeitamente posicionados de forma discreta no cabelo.

As tiaras de tipo coroa são aquelas que se assemelham mais a uma coroa tradicional, mais elevadas com respeito às primeiras. Têm uma parte central mais elevada e vão descendo progressivamente até à base. Posicionam-se a meio da cabeça e são ideais para segurar grandes véus, deixando visível o rosto. O suporte é maior devido ao seu maior peso com respeito às tiaras de diadema, é em forma de pente, realizado em ouro e perfeitamente integrado no design da tiara. São mais impressionantes e espetaculares que as tiaras de diadema devido à elevação do seu design, apresentam um diâmetro menor mas permitem maior personalização do design com respeito ao modelo original.tiara de diamantes tipo corona

Definitivamente, seja como for, tanto a tiara diadema como a coroa são joias de alta joalheria, máxima qualidade e de caráter único e exclusivo, que a Navas Joalheiros coloca ao alcance do grande público por um valor muito inferior ao que possa pensar, ao tratar-se de uma joia, até agora, reservada a reis e rainhas.