JOIAS DE PEDRAS PRECIOSAS

Este Verão veste teu closet da cor das pedras preciosas!
Do verde Jade ao verde Esmeralda, do vermelho Rubi ao grená, o amarelo Ambar e o azul intenso das Safiras, vestem nossos estilo noturnos este Verão. Use o jewel tone em teu total look ou misturadas entre sim.
Mas sabes quais são as pedras preciosas mais populares em nosso país?
Em Navas Joalheiros ensinamos-te as preferências e gostos nacionais em joalheria de pedras preciosas; Como adiantamento, em Portugal impõem-se os rubis, safiras e a esmeralda.

Em pleno século XXI, as Safiras continuam sendo uma das pedras preciosas mais apreciadas no mercado Portugués.
Após os diamantes, fazem parte do que chamamos “big three” (três grandes), são as mais valorizadas, caras e difíceis de encontrar.
Ademais, a estes clássicos dentro do mundo das pedras preciosas, somam-se na atualidade a ametista, o citrino, o quarzo rosa e a turmalina, já que são de preço mais acessível.

Mas que faz especial a uma pedra? Por que a chamamos preciosa?
Uma gema é o cristal natural talhado. Deve ser sempre um material natural, um mineral que tem uma composição química e uma morfología geométrica. Quase todas o são, excepto uma pequena parte, de origem orgânica, como a pérola o ou coral.

E é que às vezes, não é ouro todo o que reluz, nem diamante todo o que brilha.

Em geral podemos falar de 4 C para determinar o valor, que se correspondem com os conceitos de qualidade de cor, pureza, talha e peso. Este último fator é um dos mais importantes, e são características que encontrarás garantidas e certificadas na joalheria on-line de Navas Joalheiros por Istitutos Gemológicos Internacionais de grande reputação.

Outra característica é o peso, que se mede em quilates, e deves saber que numa grama há cinco quilates. E onde podemos ver o quilatagem da pedra da jóia que compramos é no certificado, que poderíamos dizer é a carteira de indentidade da pedra.

Sabes de onde provem as pedras preciosas?
80% dos cristais de diamante que saem das minas não é de qualidade, vêm, em sua maioria de África do Sul e Rússia, mas também de Canadá e Austrália. A esmeralda clássica é de Colômbia. O rubi e as safiras costumam proceder do Sudeste Asiático…

Na mente de todos está que as safiras são azuis, o rubi é vermelho, o diamante branco ou a ametista roxa… E em sua maioria é verdadeiro, já que as cores são fáceis de identificar, inclusive dão nome a certas tonalidades.
Outro dado interessante é o estudo esotérico que recebem as pedras preciosas.
Entre os estudiosos medievais, eram populares os tratados que combinavam medicina e magia para descrever seus benefícios sobre o organismo. Em algumas culturas, como a índia e a chinesa, utilizam a “cristaloterapia” para canalizar a energia do organismo, e segundo dizem, as pedras vermelhas estimulam, as amarelas proporcionam confiança e as pretas ajudam a superar os medos.
Em Portugal, as gemas não têm tanto simbolismo como em outros países, são utilizadas sobretudo como elemento estético. Outra característica a ter em conta à hora de escolher uma jóia de pedras preciosas é a talha. Embora há quem goste das jóias mais atrevidas ou com formas diferentes, o diamante continua a ser a preferida, é a pedra preciosa por excelência, por sua dureza, brilho, elegância e simbolismo, símbolo do eterno.

Em Navas Joalheiros ensinamos-te algumas propostas de combinação para os teus looks, peças de alta joalheria que poderas encontrar no site www.navasjoalheiros.com

rubis

ISLAMABAD, brincos de rubíes

es,eralda

LILIANA, Brincos com esmeralda e diamantes

Jara, anel de esmeraldas

 

safiras

SUKRAN, brincos de safiras

CEYLAN, Anel de safira e diamantes