Escolher as alianças de casamento?

As alianças de casamento e a cerimónia da troca, que está associada ao esperado dia do enlace nupcial, é uma tradição antiga carregada de simbolismo.

Trata-se de um gesto simbólico com uma transcendência que vai além da troca física das alianças. Antigamente, e até certo ponto ainda hoje, a aliança de casamento era um sinal do poder aquisitivo do noivo e da sua capacidade para sustentar a família recém-formada. A aliança de casamento é fundamentalmente um símbolo e, por tanto, o seu valor económico deveria ficar remetido para segundo plano, muito atrás da qualidade, já que será uma joia que o casal vai usar todos os dias, e deseja que exiba para sempre o brilho e a beleza do primeiro dia.

Atualmente predominam as alianças realizadas em metais nobres, fundamentalmente em ouro. Porém, isso é algo que tem vindo variar ao longo da história, sendo possível encontrar alianças de casamento, realizadas na antiguidade, até mesmo em ferro.

Durante a cerimónia a aliança é colocada no dedo anelar dos contraentes, geralmente na mão direita, embora seja um pouco variável, dependendo das zonas.

Como já mencionado, atualmente predominam os metais preciosos na realização das alianças de casamento. Uma vez que são um material que oferece durabilidade, beleza e preço acessível, como é o ouro branco de Primeira Lei, um dos mais atuais e utilizados pelos noivos jovens, e o ouro amarelo de Primeira Lei, o metal mais clássico e mais tradicionalmente utilizado no fabrico de alianças.

Existe também uma nova tendência a ter em conta, é que, cada vez mais, os casais de noivos escolhem as suas alianças de casamentoalexia-principal em platina, um metal muito apreciado, já que se trata de um metal muito duradouro, resistente ao desgaste e danos produzidos pelo uso diário. A diferença fundamental entre este metal e o ouro branco é o peso. Um anel realizado em platina é mais pesado que realizado em ouro e, também, o preço incrementa substancialmente se queremos a nossa aliança de casamento em platina.

Outra tendência que ganha cada vez mais força, destinada aos noivos que procuram algo diferente na sua aliança de casamento, é que a joia tenha um ou vários diamantes, que realcem o brilho da aliança e sublimem com pequenos diamantes cravados. O resultado é uma aliança de casamento diferente, elegante e discreta, como o modelo Alexia da coleção exclusiva da Navas Joalheiros, realizada em ouro branco de 18 quilates e pequenos diamantes selecionados, formando uma aliança de casamento especial.

Então já sabem, se estão à procura das vossas alianças de casamento, na joalheria online da Navas Joalheiros encontram uma vasta seleção de alianças de casamento, realizadas com os melhores materiais e ao melhor preço de mercado garantido.