diamantes

Engaste em Grão

A estética e a qualidade de uma joia não dependem apenas de um design cuidado ou do trabalho magistral e método de produção, levados a cabo pelos mestres joalheiros. Depende também do engaste, preciso e requintado, que exigem as pedras preciosas nos diferentes modelos.

Mas o que é o engaste? Bem, o engaste é a tarefa de posicionar as diferentes pedras preciosas ou diamantes na armação da joia. Este é um trabalho feito pelos engastadores profissionais e para o qual são necessários materiais pesados como o ouro, a prata ou a platina, já que são os mais fortes e resistentes. Este posicionamento deve fazer-se de uma forma muito exata para configurar o design da peça.

O engaste é conseguido através da ajuda de um instrumento muito importante: o microscópio binocular. Este permite ao engastador situar com exatidão cada uma das gemas que compõem o modelo e desta maneira dar destaque ao esboço final da joia.

O engaste em grão aplica-se geralmente a diamantes e pedras preciosas de menor tamanho pois esta é a técnica mais precisa para conseguir dar à joia um manto de brilho, homogéneo e equilibrado.

Este sistema consiste em elevar a gema em pequenas garras do mesmo metal em que é feita a peça. É com a ajuda de um buril e com a mestria do engastador que se consegue finalizar este delicado processo. Geralmente, cada grão tem ligeiras formas redondas nas extremidades, técnica denominada de graneteado– muito importante em termos de comodidade e segurança.

Um a um, estes grãos vão-se situando de forma perfeita ao redor da pedra preciosa, situada na parte superior da peça, também chamada de coroa. Estes grãos exercem a pressão necessária sobre a zona média (ou filetin) da joia, para a deixar completamente plana e fazendo com que a luz se reflita na gema, mostrando toda a sua beleza e brilho.

Os engastadores da Navas Joalheiros são grandes mestres nas diferentes técnicas de engaste existentes, mas destacamos este sistema em grão pela sua execução perfeita. Encontram-se disponíveis nas nossas lojas online inúmeros exemplos desta técnica:

O pendente de diamantes VIRGINIA é modelo onde se combinam diamantes em talha brilhante com safiras rosas e azuis, tudo sobre uma armação de ouro branco de Primeira Lei. Uma joia de design original, com formas geométricas e um extraordinário conjunto de pedras preciosas.

Outro exemplo deste tipo de engaste é o anel de design VICENZA, uma peça com motivos geométricos composta por diamantes brancos, pretos e castanhos. Todos eles selecionados e delicadamente engastados numa armação de ouro branco. Este é um anel feito sob os mais exigentes critérios de qualidade, com o fim de obter os acabamentos perfeitos próprios de uma peça de alta joalharia.

Mas se gosta apenas de diamantes, o pendente ETOILE é a opção perfeita para si. Um modelo de design exclusivo da Navas, feito em ouro branco de Primeira Lei e cravado de diamantes em talha brilhante. Estes estão engastados em pavé, um tipo de engaste em gão, que pela proximidade das gemas, necessita da ajuda de um binocular no processo de colocação. Esta é uma joia de grande qualidade, o complemento perfeito para usar em ocasiões especiais.