Anéis de safira

Hoje vamos falar acerca de uma das pedras preciosas coloridas mais valorizadas, a safira.
Mas sabes de onde vem a safira?
A palavra safira provem do termino em latim sapphirus e refere-se a uma gema azulada que pertence á familia dos coríndones. Trata-se de uma das pedras preciosas mais relevantes e valiosas do planeta, juntamente com os diamantes, os rubís e as esmeraldas.

A fórmula da safira na referente composição quimica é A12O3, já que a safira é uma combinação dos óxidos de ferro, aluminio e titanio. Este último elemento é responsável pelo tradicional tom azul da safira. De todas as formas, existem outras tonalidades desta pedra: amarelos, rosas e verdes.
Diz-se que a safira é a irmã azul do rubí, ambos partilham características como o material na qual estão compostas, o corídon é a segunda pedra preciosa mais dura, a primeira é o diamante.
Existem muitas variedades de safiras, os de Cachemira e os Birmanos são de uma cor azul intensa e são muito difíceis de encontrar no mercado; os mais comúns são os de Sri Lanka e Madagascar e podem econtrar-se numa amplia gama de cores desde o azul escurto até ao azul céu.

As safiras de cor púrpura são consideradas menos valiosas por essa exactidão na sua cor. Tem esta tonalidade devido ás impurezas que apresentam o ferro e o titanio e não são muito apreciados. Cabe destacar que o valo económico de uma pedra de safira é dado pela intensidade das suas cores. Quanto mais escuro, mais caro, sobretudo se é de cor azul.

As cores da safira podem perceber-se melhor uma vez que estão em frente a uma luz florescente ou em plena luz do dia, quando é incandescente estas pedras vêm-se apagadas.
Para conseguir trabalhar sobre a safira há que submeter a um tratamento térmico através do qual aquecem-se as pedras antes de cortá-las a uns 1.800 graus celsius. Esta exposição ao calor intensifica as suas cores e torna-os mais caros.

Em quanto ás propriedades quimicas da safira, podem dizer que não sofrem um ataque dos hidrácidos, com a excepção do ácido fluorhídrico. Por outra parte, há safiras na zona da Índia de Cachemira, no território australiano de Queensland Central, em Sri Lanka y em Siam.

O uso da safira stá associado á joalheria e a certas ferramentas que usam lasér. Por outra parte, existem safiras sintéticas que recebem a sua cor apartir do suministro de titanio e cromo. Estas safiras artificiales fabricam-se desde 1902 pelo processo que se conhece como Verneuil.

Os mitos da safira:

Cabe destacar que no zodiaco esta pedra corresponde ao Touro, quer dizer que uma pessoa nascida entre os dias 21 de Abril e 21 de Maio com uma pedra de safira azul que conseguirá protecção. Para além disso, é a pedra natal dos que nasceram no mês de Setembro.

Também acredita-se que a safira simboliza a sinceridade, a fidelidade e a verdade nas relações humanas e é uma fonte de paz, sabedoría e alegría.
Na antiguidade esta pedra estava relacionada com a protecção dos maus espiritos e também acreditava-se que a safira estrela era um poderoso talismán que protegia aos viajantes e descubridores.

Para profundizar ainda mais neste tema podemos contar com os antigos persas que estavam convencidos de que a terra encontrava-se a descansar sobre uma enorme safira e que a cor do céu não era outra mais que o seu reflexo.
Posteriormente dizia-se que as tábuas com os mandamentos que supostamente o Deus cristão dictou a Moisés eram de safira, isto converteu esta pedra numa das favoritas entres os reis religiosos, porque cobrou a importância da representação do favor divino.

Entre os monarcas esta pedra é muito utilizada, por exemplo na coroa britânica têm grandes safiras azuis e inclusive o Rei Carlos escolheu um anel de compromisso para a princesa Diana que possuia uma destas pedras. Lembraste?

Se gostarías de utilzar um anel parecido ao que utilizou a bela princesa como anel de pedido de casamento, na joalheria online de Navas Joalheiros encontrarás o anel Lady Di, um precioso anel em orla de diamantes coroados com uma espetacular safira.

E se preferes outra jóia com esta pedra, na Navas Joalheiros temos um ampla variedade de modelos que combinam de forma perfeita os diamantes e as safiras. Para que possas ver do que estamos a falar vamos mostrar-te diferentes jóias combinadas com esta pedra preciosa.

A primeira, uma jóia discreta, elegante e com um design actual é a aliança de safira e diamantes Lanuza.


A segunda é a jóia preferida de muitas mulheres, os brincos, e neste caso concreto falamos dos brincos de safira e diamantes Bisnu.


A terceira, uma jóia perfeita para todos os días como para ocasiões especiais, o colar de safira e diamantes Mahandi.


E para uma ocasião mais especial, uama jóia mais especial como o colar de safiras e diamantes Armonía.

E por último, uma jóia ideal para as mulheres mais importantes, a pulseira de diamantes e safiras Eslovenia.