A pedra preciosa de abril

“Abril águas mil, Maio para sorrir” assim diz o ditado espanhol. Os dias chuvosos e os solarengos alternam-se e nós já não sabemos se usar o casaco ou a roupa de verão. Abril é o mês da primavera, aquele que prepara os campos verdes e as flores coloridas para Maio.

Um mês de transição que não passa despercebido, porque em Abril já estamos na primavera e só vemos casais felizes que espalham amor por toda a parte.E este mês não poderia ter outra pedra senão a do amor eterno, o diamante.

O diamante é a substância mais dura conhecida na Terra e também a matéria mais antiga. Já os antigos gregos e romanos falavam dos diamantes como as lágrimas dos Deuses ou faíscas de estrelas.

Além disso, pensavam que as flechas lançadas pelo Cupido terminavam num diamante que eternizava o amor. Platão considerava-os seres vivos que continham espíritos celestes; os Romanos levavam-nos para as batalhas como símbolo de proteção e como fonte de sabedoria e valor, pensando que estas pedras também lhes traziam poderes sobre-humanos.

Os hindus pensavam que os diamantes se criavam quando os raios golpeavam as rochas. Por isso, era frequente ver esta pedra preciosa nos olhos das esculturas.

Por outro lado, os hebreus usavam os diamantes para determinar a culpa ou inocência de um acusado. Se fosse culpado, o diamante perdia o seu brilho e ficava opaco enquanto se fosse inocente o diamante brilhava com grande intensidade.

No campo de batalha, os Reis traziam grandes cabides de couro decorados com imensos diamantes, já que se pensava que estes lhes davam poderes divinos. Inclusivamente, alguns desses Reis chegaram a decretar lei segundo as quais só eles poderiam usa-los, reforçando ainda mais a sua exclusividade, rareza e valor.

Não houveram menos lendas relacionadas com os diamantes no tempo da Idade Média, onde as superstições e as crenças eram levadas muito a sério: protegiam as casas, afastavam espíritos e pesadelos, tinham poderes curativos…mas que por vezes acabavam por se converter em veneno pois os diamantes eram considerados amuletos mas o seu pó era um dos venenos mais conhecidos da época.

Hoje em dia os diamantes continuam a ser pedras de grande significado, mas não chegamos aos extremos das superstições das épocas mais antigas. O significado dos diamantes nos nossos dias varia consoante a sua cor. Os mais conhecidos são os transparentes e os pretos, que cada vez estão mais na moda.

Os diamantes pretos são muito usados em anéis de noivado e simbolizam a prosperidade, a saúde, a fidelidade, a força e a felicidade. A sua requintada beleza e brilho tornou-as numas das pedras mais desejadas, mais até que o diamante tradicional. Contudo, encontrar este diamante é assim tão fácil.

Outra cor também não muito frequente é o amarelo. Este diamante simboliza a felicidade pura, a alegria e a luz, sendo que esta pedra tem diferentes tonalidades: pode ser normal, claro, intenso ou vivo, é ideal para a primavera já que transmite felicidade e alegria, símbolos desta estação.

Por sua vez, os diamantes azuis são frequentemente confundidos com safiras, mas a sua dureza e brilho é inconfundível para os amantes da alta joalharia. Os diamantes azuis simbolizam a realeza e a vida, inspiram a criatividade e a meditação. Este diamante é conhecido em joalharia como o diamante fantasia ou fancy. Mais concretamente, este é o Diamante Azul Hope, segundo se diz, responsável pelo naufrágio do Titanic. Por isso pensa-se que todo aquele que tem ou já teve esta pedra carrega consigo um mau presságio.

hope

Os diamantes castanhos são associados à abertura mental e à conexão física, permitindo aproveitar as forças do inconsciente. Estes diamantes são de grande qualidade e pureza. Antigamente dizia-se que estas pedras era o que ajudava a distinguir entre o positivo e o negativo e preveniam os pesadelos.

Também existem diamantes de muitas outras tonalidades: rosas, vermelhos, verdes, laranjas, cinzentos…mas encontram-se com muito menos frequência.

Na Navas Joalheiros, como não podia deixar de ser, dispomos de joias com uma imensa variedade de diamantes.

O nosso anel VICENZA é composto por diamantes brancos, pretos e castanhos. A perfeita combinação das diferentes pedras faz desta peça uma joia exclusiva e de grande beleza. Estes diamantes completam formas geométricas perfeitas, adquirindo o protagonismo deste modelo.

Também os brincos, pulseira e pendente DONNA, combinam na perfeição com este anel e, claro, com o maravilhoso mês de Abril.

Com esta combinação perfeita de joias e diamantes, não haverá dúvidas que este mês começará a ser o seu preferido.

O diamante é o melhor amigo da mulher, já dizia Marilyn Monroe, e na Navas Joalheiros estas palavras não nos passam ao lado, por isso se encontra uma grande variedade de diamantes na nossa joalharia online. Não tenha dúvidas, escolha o tom, o tamanho, o engaste que mais gostar e comece Abril com a brilhante companhia da pedra do mês, que lhe trará força, vitalidade e amor.