As safiras são umas das pedras preciosas de maior prestígio no mundo da alta joalharia, não só pela sua beleza mas também pelas características de cristalização e cor intensa.

Por isso, a Navas Joalheiros dedica a publicação de hoje a estas incríveis gemas e às suas diferentes cores. As safiras pertencem à família gemológica dos corindos, caracterizados pela sua cristalização e dureza. Estas pedras estão apenas abaixo dos diamantes, situados no topo da escala de Mohs.

A safira é originalmente transparente, no entanto, ao longo dos anos foi sempre confundida com um diamante, sendo que pelo processo natural de oxidação vai ganhando uma ampla gama de cores de grande beleza.

A cor mais característica da safira é o azul. Na loja online da Navas Joalheiros selecionamos estas pedras, também conhecidas como Ceylan, de forma habitual. Este é considerado o melhor tom de azul, aplicado exclusivamente à alta joalharia. Contudo, a safira pode apresentar-se numa vasta gama cromática, que vai desde o verde ao amarelo, do cinzento ao rosa, denominando-se neste caso de rubis.

As suas composições baseiam-se no alumínio e são exploradas em diversas zonas, sendo que em cada uma se obtêm características gemológicas e cromáticas diferentes. Em Cachemira ou na Birmânia as safiras são de cor azul aveludado, atingindo um valor mais elevado pelasua  escassez no mercado. No caso das safras do Sri Lanka e Madagáscar, estas caracterizam-se pelo leque de matizes que vão do azul claro ao azul-escuro. Também se encontram safiras de menor qualidade na Tailândia, Camboja, Austrália ou Estados Unidos.

Em relação às diferentes cores das safiras podemos encontra-lasem púrpura, originárias do Sri Lanka e da Tanzânia, com as suas características impurezas de ferro e titânio, que lhe dão este tom. Outra das cores mais comuns é o amarelo, que se vai intensificando cromaticamente mediante um tratamento autorizado com berílio. Uma das cores mais raras, mas muito conhecida, é a Padparadsha ou flor de lótus, isto é, rosa e alaranjado ao mesmo tempo. Uma cor muito própria do Sri Lanka. Por último, temos as safiras verdes provenientes da Tailândia, Austrália, Madagáscar e Sri Lanka, de diferentes tonalidades e muito variadas.

As safiras têm habitualmente menos inclusões que os rubis. Os mais chamativos são os de cor cachemira por terem aquele característico tom aveludado, com uma seda interior, indispensável para o efeito de estrela da safira. A forma de lapidação destas pedras é muito variada e adapta-se perfeitamente aos designs de joias, no entanto, o mais habitual é ver formas ovais, redondas e em lágrima, ou outras mais especiais como quadrados, esmeraldas e corações. Encontram-se também nas características talhas de cabuchão ou gota, totalmente redondas e sem facetas.

Na Navas Joalheiros, oferecemos-lhe a possibilidade de disfrutar desta pedra preciosa, com a nossa seleção das melhores safiras de intensas e belas cores, por um valor abaixo do praticado no mercado. Fornecemo-nos diretamente nas empresas extratoras destas pedras na Tailândia, índia, Sri Lanka, Paquistão e Birmânia, sendo a montagem e conceção das peças levada a cabo nas nossas instalações italianas e espanholas.

Um claro exemplo é o pendente COULEUR, um requintado design com diamantes e safiras de cor. Uma joia única para usar em grandes ocasiões, convertendo-se num dos complementos mais belos e importantes de qualquer coleção de joias.

O pendente COULEUR é feito em ouro branco de Primeira Lei. Tem um design original onde se combinam a intensa cor das safiras com o inigualável brilho dos mais seletos diamantes. Este modelo de forma semi-circularperfaz uma flor ornamentada de diamantes, destacando a beleza da pele com o lustre do ouro branco. A elegância desta peça baseia-se na policromia das cores dos corindos, lapidados em forma oval facetada, e no brilho intenso dos diamantes em talha brilhante. Consegue-se assim este resultado equilibrado proporcionado pela forma semi-circular, fazendo deste pendente a joia perfeita para usar em grandes ocasiões.

Produzido sob os mais exigentes critérios de qualidade, no que toca à conceção de joias deste tipo, esta é uma peça de acabamentos perfeitos e com técnicas de engaste em grão e garra muito precisas. Assim, consegue-se o máximo brilho das pedras, que recebem luz em todas as suas facetas. No que toca às gemas do pendente COULEUR, destacamos as safiras. Estes corindos de origem natural apresentam-se numa vasta gama de cores como o clássico azul, os belos amarelo e rosa, e finalmente o vermelho, mais conhecido como rubi. Por outro lado, e como habitual em todas as joias das nossas coleções, estas pedras preciosas são selecionadas pela sua elevada qualidade e características perfeitas.

O pendente COULEUR vem com uma asa ornamentada de diamantes em talha brilhante, podendo ser usado com praticamente todo o tipo de correntes, incluindo cordões de ouro, não excessivamente grossos. Este sistema, além de nos permitir situá-lo à altura que desejarmos, adapta-se na perfeição ao nosso peito.

Esta é seguramente a peça de alta joalharia que tanto desejava e que a Navas Joalheiros lhe oferece por um valor acessível no que respeita a joias deste nível.