Quando entramos numa joalharia para comprara um anel de diamantes, tanto se formos consumidores habituais de joias, ou pelo contrário, for a primeira vez a adquiri-las, escolhemos o design que mais nos agrada sem pensar em qualidade ou em termos técnicos.

Mas uma vez escolhida a joia, e especialmente se se tratar de um solitário com um diamante central, é importante saber as características da gema ou simplesmente se vale aquilo que pagámos por ele.

Vamos por partes: o valor de um diamante é baseado em 4 características, que combinadas dão-nos a orientação perfeita sobre o preço final da gema. Estas características, denominadas de 4C’s (colour, carat, cut, clarity) são em português cor, pureza, peso e corte. Nesta publicação vamos centrar-nos na cor, já que é uma das características mais evidentes num diamante.

A cor ideal desta pedra preciosa é…a ausência de cor. Por exemplo, quanto mais amarela for mais prejudicará o resultado final e, consequentemente, o seu valor. É aqui que entra a escala Cape, aquela que mede o grau de cor dos diamantes e que vai dos melhores, denominados River (LETRAS D, E, F) com total ausência de cor, aos Yellow, com uma evidente tonalidade amarela.

Evidentemente que a cor ideal de um diamante é a D, aquela que está no topo da escala. Contudo, estas são gemas com um valor mais elevado e que, muitas vezes, não conseguimos ver a olho nú.

Por essa razão, a Navas Joalheiros recomenda a cor H como grau referencial para o diamante, já que acima desta, qualquer categoria é válida e dependerá apenas do orçamento disponível ir melhorando.

A cor H, Wesselton, é chamada branco comercial já que a sua ausência de cor é evidente e não tem nenhuma matiz apreciável. Esta tonalidade situa-se entre as de melhor cor, não sendo o seu preço tão elevado quanto as River.

A nossa recomendação baseia-se no facto de que a partir de I (Top Crystal) já é impossível, para um cliente não especialista, conseguir diferenciá-lo de qualquer outra categoria superior. Os gemólogos dos laboratórios internacionais independentes, como GIA, HRD ou IGI, precisam de anos de formação, de instrumentos especiais e de outros diamantes de mostra, para debaixo de uma luz adequada conseguir determinar a cor exata de um diamante.

É por isso que costumamos dar estas indicações aos nossos clientes. Não vale a pena pagar mais por algo que não conseguimos reconhecer nem distinguir, conseguindo de igual forma, ter uma joia de qualidade, com imenso brilho e beleza. Contudo, ter um diamante River, com total ausência de cor, valorizará bastante a peça, sobretudo se se tratar de um anel de compromisso.

A Navas Joalheiros oferece em todas as coleções diamantes de grau H- Wesselton, o que não impede que se venha a por pedras preciosas com outros graus, se assim o cliente desejar.

Aproveite os melhores preços da nossa marca e não deixe de espreitar as condições da nossa promoção “Quinzena do meio quilate” onde se podem conseguir joias com diamantes de 0,50 quilates com 20% de desconto.

Não há desculpas para não usar um requintado anel de diamantes, com a garantia de todas as qualidades certificada pela Navas Joalheiros.