Desde Navas Joalheiros vamos dar-lhes umas breves noções sobre uma das caraterísticas mais importantes de um diamante, a pureza.

Os diamantes baseiam o seu valor gemológico e económico em 4 caraterísticas, conhecidas como as 4Cs, posto que em inglês todas começam por esta consoante, que são: a Cor, a Pureza, o Tamanho e o Peso.los 4 c

Neste caso, falamos da pureza que, como dissemos antes, é uma das caraterísticas que mais ressaltamos. Logicamente, o ideal num diamante é que este seja puro, ou seja, que não tenha nada no seu interior que prejudique a refração da luz e, portanto, o seu brilho e luminosidade.

Os diamantes de melhor qualidade, quanto à pureza, denominam-se FL(flawless),IF(Internallt Flawless) ou LOUPE Clean e são aqueles diamantes que, sem montar, limpos e sob o estudo microscópio, não se verificou, pelo olho experto, nenhum tipo de imperfeição ou inclusão no seu interior.

As inclusões nos diamantes são imperfeições internas que prejudicam o livre-trânsito da luz e o brilho da gema.

Estas inclusões são muito variadas quanto a forma e tamanho, incluso, textura, algumas são carbono não cristalizado, outras são fraturas provocadas pelas forças de tensão que existem no processo de cristalização, e depende da sua situação no diamante para se aplicar um ou outro grau de pureza.

Como ordenar de forma clara a pureza dos diamantes?PUREZA DOS DIAMANTES

A pureza dos diamantes se organiza através de uma classificação de melhor a pior pureza. Realmente, o determinar da pureza de um diamante, sem que seja um gemólogo experimentado em diamantes, é uma tarefa muito complicada. Para verificar a pureza de forma exata num diamante, este tem de estar fora da joia, muito limpo e ser observado com microscópio ou binocular, sob uma iluminação adequada e por parte de um profissional gemólogo especializado em diamantes. No entanto, desde Navas Joalheiros podemos dar-lhes uma recomendação para selecionarem o vosso diamante baixo o critério de pureza, e que a vossa experiencia seja mais que agradável.

O nosso conselho é colocar o limite em diamantes com o grau de pureza SI2, daí para cima, dependerá, em grande medida, do vosso orçamento e interesse em ter um diamante de melhor qualidade.

De todas as formas, se têm mais duvidas ou querem ver fisicamente a qualidade dos diamantes das nossas joias, não hesitem em contactar-nos, a nossa equipa de profissionais estará encantada em assessorar nos nossos showrooms, ou online, e indicar as qualidades mais convenientes de acordo com as vossas necessidades.