O diamante é a rainha das pedras preciosas não só pelas suas carácterísticas de brilho mas também pela sua luz e beleza. Como dizia uma mítica estrela de Hollywood, o melhor amigo de uma mulher é sem dúvida esta gema, uma das mais desejadas e apreciadas na hora de escolher uma joia.
Mas sabe quais são os mairoes diamantes do mundo? Então preste atenção:
- Culliman I
É o maior diamante alguma vez conhecido, com 3106 quilates. Foi descoberto na mina sul-africana de Premier, em 1905, e recebeu o nome do proprietário da mesma, Thomas Culliman. Foi oferecido ao Rei Edward VII pelos seus 66 anos. Este dividiu-o em várias partes, ficando com Culliman I ou Great Star of Africa, com um peso de 530,4 quilates. Encontra-se agora junto das outras pedras que o compunham e pertencem todas às joias da Coroa Inglesa.
- Golden Jubilee
Este é atualmente o maior diamante do mundo com um peso total de 545.67 quilates. Foi descoberto em 1985 na mesma mina onde foi encontrado Culliman. . Foi lapidado na DeBeers por Gabriel Tolkowsky, passando de um tom yellow brun para um rosado, em talha cushion.
O seu atual proprietário é o Rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia.
- Incomparable
É um belíssimo diamante de cor castanha e amarela. Pesa 407,8 quilates e foi achado no Congo em 1984 numa montanha de escombros provenientes das minas MIBA diamond. Foi lapidado pela Zale Coporation para melhorar a sua pureza, trabalho este feito por M. Samuels, apresentando-o em 1984 na cidade de Nova York.
- Culliman II
É o segundo maior diamante da divisão de Culliman . Conta com 317,4 quilates e tem como nome Estrella Menor de África. Encontra-se no conjunto das joias da Coroa Inglesa e destaca-se pela sua cor D- River.
- Espírito de Grisogno
O Grisogno é um diamante preto encontrado na África Central. Originalmente tinha 587 quilates mas depois de uma lapidação na Suíça passou a 312,24. Encontra-se engastado num anel e é acompanhado de outros pequenos diamantes brancos.
- Centenário
O Centenário tinha de origem 599 quilates, sendo que de momento pesa 273,85 por ter sido lapidado em 247 facetas perfeitas. Foi descoberto em 1986 na mítica mina Premier, tendo ficado com este nome por ter sido apresentado à DeBeers pelo seu centenário.
- Reitz ou Jubilee
Proveniente da mina sul-africana de Jagersfontein, tinnha originalmente 650,8 quilates. Foi lapidado em diamante puro de 245,35 quilates. Ficou com o nome do seu primeiro proprietário, o presidente do Estado Livre de Orange em África, tendo sido rebatizado no sexagésimo aniversário da coroação da Raínha Victoria em 1897.
- DeBeers
Originário das minas de Kimberley na África do Sul, com 428,5 quilates, pesa hoje em dia 234,65 quilates. Foi apresentado pela DeBeers como pedra central de um colar desenhado por Caertieren em 1928 e adquirido pelo Maharaja de Patiala.
- Red Cross
Com 250,07 quilates, ocupa o nono lugar desta lista. Foi encontrado em 1901 na mina de Kimberlei na África do Sul. Recebeu o seu nome pela venda de arte feita pela Christies em Londres, no ano de 1901 em favor da Cruz Vermelha Britânica e da Ordem de S. João.
É um requintado diamante Fancy Color Canary e apresenta-se com uma Cruz de Malta numa das suas facetas.
- Millennium Star
Este diamante de 203 quilates destaca-se pela sua cor D e pela sua lapidação em forma de lágrima, assim como pelo grau de pureza máximo.
Originalmente com 777 quilates foi encontrado num depósito aluvial numa mina do Congo, sendo hoje em dia um símbolo das coleções Millenium da DeBeers.
Esta é a lista dos 10 maiores diamantes do mundo. De certeza que adorava ter um destes, mas na Navas Joalheiros poderá encontrar diamantes estupendos engastados em peças de design. Tudo isto por valores mais razoáveis e convidativos do que aquilo que estaría à espera.