JOIAS COM RUBIS

 

O nome Rubi vem do latim “Ruber” (Vermelho), é a pedra preciosa de maior dureza após o diamante. Os preços de alguns rubis podem superar os do brilhante.

As principais minas de rubis estão em Birmania, Tailândia e Sri Lanka, além do Kenia, Tanzânia, Madagascar, Malawi e Vietname. As inclusões de um rubi permitem conhecer sua origem.
A qualidade do rubi mede-se por sua cor, pureza, saturação e brilho,  e o  seu valor aumenta a mais peso e melhores proporções ou talhado.
Entre as pedras preciosas mais caras, as gemas rubis grandes são mais escassas que os diamantes de mesmo tamanho. O maior rubi de qualidade encontrado em Birmania pesava 400 quilates e foi partido em três.

Uma vez talhado, sua luminosidade é similar à do diamante. Ainda que não é sejaduro como o diamante (dureza de 9 numa escala de 10), o rubi é menos frágil porque não tem plano de esfoliação.

Hoje em dia, a maioria dos rubis talham-se no mesmo país de onde provém, ainda que algumas pedras voltam-se a talhar depois na Europa. É uma das gemas mais caras, rubis grandes são mais raros comparados com diamantes comparáveis. Muitos rubis são uma parte essencial das insígnias reais e outras jóias famosas.Também costuma ser a pedra preciosa para festejar o 15 º e 40 º aniversário do casal.
Vamos dar-te umas simples indicações para que possas comprovar se o rubi que estas adquirindo é autêntico;

– Examina o rubi com uma lente de aumento 10, como as que têm as lupas ou os microscópios. O mais provável é que vejas algum tipo de falha minúscula ou microscópica que não poderias ver só com teus olhos, já que seriam invisíveis. Se observas qualquer tipo de borbulha, então é um rubí falso.

-Se observas qualquer outro tipo de imperfeição, tranquilo, deverias ver algumas minúsculas num rubi real. Os rubis falsos e feitos em laboratório quase nunca têm ja que são tão pequenas que são extremamente difíceis de replicar numa falsificação.

 

 

– Fixa na cor. Os rubis têm uma cor vermelho vívido e formoso. Os falsos pelo geral são opacos, claros e não brilham. Se tem uma cor vermelho escuro, é possível que seja um granada no lugar de um rubi. Compara o rubi com um pedaço de vidro vermelho. Com frequência, utiliza-se vidro ou cristal na falsificação de rubis e outras variedade de safiras. Se a gema e o vidro vêem-se similares, é falsa!

-Tenta riscar a gema suavemente com tua unha ou com uma moeda. Os rubís autênticos são extremamente sólidos e não verás nenhum arranhão.

 

 

Em Navas Joalheiros temos ampliado a coleção de jóias desta pedra preciosa, desde pingentes a brincos perfeitos para os usar com tuas prendas de Verão.

Toma boa nota dos modelos e escolhe o teu, se queres mais informação técnica sobre cada um deles, poderas encontrá-lo no site da firma www.navasjoalheiros.com.