Os diamantes de sangue são pedras proibidas no mundo das joias. A alta joalharia tem como denominador comum o diamante, uma das gemas mais importantes, belas e valiosas. Esta pedra dá a qualquer modelo todo o brilho, beleza e elegância necessárias, mas de certeza que já nos perguntámos de onde vêm os quilates dos diamantes que compõem as nossas joias.
Na Navas Joalheiros queremos dar-vos a conhecer o enigmático e mágico mundo destas gemas preciosas, mas também advertir acerca de pedras iligais, os denominados diamantes de sangue.
Todos os diamantes que fazem parte das nossas coleções são legais e provêm de fontes de extração e oficialmente autorizadas. Sabemos que estas pedras preciosas se extraem da terra, lugar no qual se formam as filas diamantíferas e que a sua extração pode acontecer de duas maneiras: por escavação, mediante a atividade humana e com a ajuda de águas subterrâneas, extraindo o diamante do seu lugar de origem e depositando-o em rios e torrentes, onde podem ser recolhidos; e por outro método, sendo necessária uma infraestrutura importante, com instalações e maquinaria específicas, um grande número de trabalhadores dado o massivo movimento de terras, com a total cobertura da área peneirada para obter os tão desejados diamantes em bruto.
Atualmente, o controlo da maior parte da extração de diamantes a nível mundial é gerido pela DCT (Diamond Trading Company), antes conhecida como DeBeers. A DTC não só se encarrega de fixar os sights ou vistos, isto é, decidir as ocasiões oficiais de compra de diamantes em bruto por parte das empresas oficialmente autorizadas, como também zela pelas boas condições de exploração destas gemas, em todos os lugares de origem a nível mundial, as chamadas DTC Rules.
Estas DTC Rules são a resposta a algumas aberrações cometidas há uns tempos atrás durante a extração de comercialização dos diamantes em bruto. Antes deste regulamento, era usual a mão-de-obra infantil ou péssimas condições de trabalho, próximas à escravatura, ignorando os direitos básicos gerais. Também em algumas ocasiões, a obtenção de direitos de exploração de bolsas diamantíferas tinha como moeda de troca o tráfico de armas ou o financiamento de conflitos armados, como os que ocorreram na Serra Leoa ou Angola.
A gravidade destas situações fez com que a DTC interviesse de forma severa e exaustiva, criando assim regras que todos têm de cumprir. Qualquer diamante que não as respeite é considerado ilegal, e por isso, não pode ser comercializado tendo a empresa que o detém de responder legalmente pelos seus atos.
A Navas Joalheiros, na hora de adquirir os seus diamantes na fonte, cumpre de forma estrita todas estas medidas dando a plena garantia aos clientes de que as gemas são limpas de atos ilegais, conseguindo-as por canais de comercialização legalmente estabelecidos.
Os nossos diamantes provêm maioritariamente do continente africano (África do Sul, Angola, Serra Leoa, etc), onde se encontram as fontes dos melhores diamantes no que diz respeito a qualidade e cristalização. São submetidos a severos controlos que culminam com a inscrição de todas as faturas de compra, respeitando o cumprimento da legislação por parte do sightholder, emissor das mesmas, como vendedor de diamantes.
Definitivamente, com a nossa marca o cliente não só tem a certeza de que está a adquirir o melhor diamante ao melhor preço, como também sabe que cumprimos em pleno com as regras DTC. Contamos somente com pedras preciosas legais cuja origem nada tem que ver com diamantes de sangue ou qualquer outra ilegalidade.