Na hora de começarmos a preparar o nosso casamento é muito comum fixarmo-nos em casamentos de familiares, amigos, famosos…assim, vamos tendo várias ideias daquilo que queremos ou daquilo que não queremos de todo. Embora tenhamos tudo imaginado na nossa cabeça, não temos consciência do estilo que queremos seguir até pôr realmente mãos à obra.
Não, não estamos só a falar do banquete, das flores, da música ou da igreja. Estamos a referir-nos a questões mais pessoais, como o vestido de noiva. Qual o melhor corte? O melhor comprimento? Qual o estilo que queremos neste dia? De certeza que a maioria de vós não consegue responder a esta pergunta, por isso a Navas Joalheiros Boda dedica-se nesta publicação a dar-vos umas indicações.
Mas como? Seria a vossa pergunta seguinte. Fácil, vamos ver os modelos que foram e continuam a ser uma referência tanto pela sua originalidade, elegância ou excentricidade. Neste caso faria mais sentido debruçamo-nos peçasmais atuais, pois são os que melhor conhecemos. Mas o passado e a história escondem segredos que por mais antigos que sejam podem ser uma grande ajuda.
A Navas Joalheiros escolheu cinco famosas que protagonizaram autênticos casamentos históricos, os quais ficaram por largos anos gravados nas memórias de muitos.
E como não podia deixar de ser, começamos por quem protagonizou aquela personagem que passava a vida a observar diamantes… AudreyHepburn:
O seu primeiro casamento com o, também ator, Mel Ferrer, foi em 1954. Mas pelo que vemos nas fotografias, parece-nos bem atual. O vestido representa na perfeição o carácter da atriz: pura elegância sem muito esforço. Com uma saia abaixo do joelho, uma faixa a marcar a cintura e mangas abauladas que acentuavam o corpo desta aclamada personalidade.
Como dito atrás, a fotografia parece tirada ainda ontem. O vestido podia ser usado hoje que não o acharíamos nada antiquado, pelo contrário, com um toque vintage. E o que dizer da coroa de flores naturais? O mais importante neste vestido de AudreyHepburn é a ideia que este representa- transmite imensa personalidade. E embora o casamento acabasse por não ter um final feliz, a atriz aproveitou este dia ao máximo, como uma criança que brinca com brinquedos novos.
Saímos do casamento de Hepburn para seguir em frente, com outro mito de beleza e elegância, alguém que se tornaria em nada mais nada menos senão na nova Princesa do Mónaco, GraceKelly:
O vestido assim como o anel de compromisso converteram-se em verdadeiras referências para o mundo nupcial da altura. A sua costura inclui-se até nos programas das novas promessas do design de moda. E não é para menos, pois integra propostas muito elegantes mas cheias de estilo: a utilização do encaixe no peito a contrastar em pleno com a abalonada saia até aos pés, fundindo-se tudo, muito adequadamente, com uma grande faixa na cintura que servia de cinturão, marcando assim a avispada cintura da noiva. Não é preciso ser um grande entendido em moda nupcial para saber que estes elementos continuam a ver-se nos looks mais atuais.
Por outro lado, o anel de noivado de Grace Kelly ainda é dos modelos mais desejados. Por isso, a Navas Joalheiros tem na sua coleção uma réplica exata deste design, que juntamente ao de outras personalidades, se pode adquirir por um valor surpreendente.
Outro caso conhecido, é o de uma das Princesas mais queridas por todos: Diana Spencer. Passou a ser conhecida como LadyDi após o seu casamento com Carlos de Inglaterra, em 1981:
O seu vestido seguia padrões mais típicos dos anos oitenta. Cada peça era exageradamente grande, as mangas compridas e abauladas, o corpo do vestido, o ramo de flores…até a cauda media 25 metros.
No entanto, estas linhas não passaram pela história como símbolo de elegância e tendência, como os casos que descrevemos anteriormente. Já no que toca ao anel de noivado, o modelo foi o mesmo que o seu filho ofereceu a KateMidelton, embora o esboço e design sejam para sempre conhecidos como sendo de LadyDi.
A Navas Joalheiros brinda-vos com a oportunidade de adquirirem uma réplica perfeita tanto da joia de noivado de Grace Kelly, disponível por um valor sem concorrência, assim como de Lady Di, que consiste num anel de safiras e diamantes. Joias com história, feitas sob os mais exigentes critérios de qualidade aplicados à alta joalharia.
O caso seguinte, também é digno de ser mencionado. É uma das Primeiras-Damas mais conhecidas dos Estados Unidos, não só pela elegância e bom gosto, mas também pela sua personalidade amável e solidária. Falamos de Jacqueline Kennedy:
O seu vestido baseava-se num corpo drapejado, num decote com forma de barco, uma saia bordada mais ao estilo do sul do Estados Unidos, sendo a sua confeção em tela de seda de marfim. Este modelo chegou a ser um dos ícones mais seguidos pela moda nupcial da época.
A título de curiosidade, e para que não vos aconteça o mesmo: Jacqueline Kennedy chegou a confessar, anos depois, que não gostava do vestido porque lhe “ressaltava a falta de peito”. Como dizemos aqui na Navas, o mais importante é que o vestido vos faça sentir bem.