As quatro qualidades dos diamantes: os 4C´s

Desde que o instituto gemológico GIA fixou, há 30 anos, as 4 qualidades para graduar e avaliar diamantes, o mundo da joalharia nunca mais foi o mesmo sofrendo um grande revolução. Pôs-se à disposição dos clientes ainda mais informação, o que lhes permite conseguir uma jóia com um determinado valor acrescentado.

Os 4C’s são assim chamados porque cada característica inicia-se com esta letra em lingua inglesa: Cut; Color; Clarity e Carat.

diamante-ct01-d-vvs2-ex-ex-vg-igi-cert-f6d98049-blister

A cor é a característica que define o grau de coloração do diamante, sendo atavés da escala Cape que se definem os melhores- river D,E,F  (sem qualquer tonalidade) e os piores, de cor amarela intensa- yellow L.

No que toca a esta qualidade, a ausencia de cor é o fator mais premiado, isto é, quanto mais translucidos forem mais valor terão.

A seguinte característica é a pureza, onde se valoriza a quantidade e tamanho de imperfeições internas da pedra preciosa– as denominadas inclusões.

Quanto mais puro for o diamante mais valor terá, já que as inclusões provocam habitualmente uma ausência de brilho, prejudicando a gema.

Também na cor existe uma escala de medição, que vai da mais pura (Internally Flawless ou Loupe Clean) à repleta de imperfeições (Piquee).

Carat é a unidade de medida dos diamantes, para nós é o quilate que corresponde a um quinto de grama.

O peso dos diamantes determina o seu tamanho, e como é evidente, quanto maior for um diamante mais elevado será o seu preço, sobretudo se superar determinados tamanhos como por exemplo um ou dois quilates.

Por último, o corte do diamante. Esta caractarística tem um duplo sentido: por um lado, a forma externa da gema e por outro, o grau de acabamento do trabalho de lapidação no qual se mede a simetria, os graus de proporções e a finalização da pedra.

Aqui valoriza-se a classificação da gema e o grau de perfeição do trabalho do lapidador, isto quanto às suas facetas e pulimento, transformando um diamante em bruto numa belíssima pedra lapidada.

Estas são as 4 características dos diamantes, nenhuma delas é mais importante que a outra e é através de toda esta combinação que se classifica e conhece um diamante.

3 Caja marron

Na Navas Joalheiros, as jóias são todas acompanhadas de um Certificado, totalmente gratuito para o cliente, onde consta a descrição da peça, uma fotografia da mesma e o respetivo material de fabrico (ouro ou platina). Logicamente, os 4C´s dos diamantes também constam nesse documento, para que o cliente tenha uma informação detalhada e completa da sua jóia, podendo assim beneficiar de todas as vatagens e garantias bem como do melhor preço do mercado. Tudo isto na Navas Joalheiros.