Desde Navas Joalheiros queremos ajudar a  decidir qualo diamante que melhor se adapta aos seus gostos e necesidades na hora de eleger a sua joia, como um solitario de noivado, uma aliança de casamento jóias de diamantes importantes que procura e não sabe qual a mais adequada. Por isso, a equipa de expertos joalheiros da marca de joalheria online lhevai explicar uma das carateristicas mais importantes dos diamantes, a lapidação. los 4 c

Os diamantes fixam o seu valor em virtude de quatro carateristicas bem diferenciadas, são as denominadas 4Cs (Color, Carat, Cut and Clarity) Cor, Peso, Lapidação e Pureza. Todas elas têm uma especial importancia no valor mas, também, no brilho do diamante.

Mas vamos centrar-nos, tal vez, na mais desconhecida para o cliente não especialista, A LAPIDAÇÃO.

A dúvida que nos surge é se a caraterística de lapidação do diamante determina a sua forma externa ou se valoriza o trabalho de acabamento realizado pelo mestre escultor.

Devemos dizer que como caraterística do diamante se refere, principalmente, ao grau de perfeição do trabalho realizado pelo escultor, na hora de proporcionar ao diamante os ângulos de refração perfeitos, posição e simetria das facetas ou caras da gema, polimento e acabamento da superfície.

No entanto, é verdade que a confusão surge porque também se denomina como lapidação a forma externa que apresenta um diamante quando ao ser lapidado passa, de diamante bruto a diamante lapidado.

São muitas as formas em nas que podemos encontrar um diamante lapidado, e estas dependem principalmente da forma original que apresenta a pedra preciosa ao ser extraída da mina, já que se procura a maior semelhança entre ambas, para ter que retirar a menor quantidade de diamante, ouseja ter a menor redução durante o processo de lapidação.

A lapidação mais conhecida é a brilhante, os diamantes de lapidação brilhante têm 56 facetas, perfeitamente situadas que permite mobter o máximo brilho e esplendor do diamante, também ao ser redonda na parte do cinto é fácil de montar e economiza muita matéria prima durante o processo de lapidação.

Outras também muito habituais são a lapidação princessa, baguete, oval, marquise ou coração…talla diamantes

Mas o que realmente marca o valor de um diamante é, sem dúvida, o grau de qualidade da lapidação, naqual se incluemas proporções, a simetría e o nível de acabamento do diamante. Para isso, o mestre escultor tem de esculpir de forma artesanal cada faceta, colocando-as com especial precisão, para garantir a perfeita refração da luz no interior da gema.

Os graus de lapidação medem-se numa escala onde se valoram estes conceitos através de termos que vão desde o melhor, denominado “Excellent”, ao de menor qualidade “Poor”.

Desde a marca Navas Joalheiros recomendamos, como mínimo, trabalhar com um grau de “GOOD”, no qual garantimos que os nossos diamantes terão um brilho e uma luminosidade à altura das jóias da mais alta qualidade.

A marca Navas Joalheiros menciona nas certificações de todas as suas peças o grau de lapidação, tanto no que refere à forma externa como ao grau de qualidade de lapidação.