Es feliz, essa pessoa que tanto queres por fim pediu-te em casamento! Já tens na tua mão esse maravilhoso anel de compromisso de diamantes, preciosos e brilhantes, mas agora perguntas-te o que podes fazer para que se mantenha assim.
Como cuidas do teu anel de compromisso?
A primeira coisa que precisas de ter a certeza é que, o anel de compromisso, ao ser uma jóia de uso diário, sofre diariamante golpes e arranhões, mas é evidente que não devemos deixar de usá-lo por isso, já que não é uma reliquia de museo que visitemos no nosso joalheiro, mas sim uma jóia para usa como prova de amor e de compromisso.
O cuidado do nosso anel de compromisso, está determinado por diferentes questões que dizem respeito ao material de fabrico ou as pedras preciosas que formam parte do seu design.
Em quanto ao material de elaboração, o mais habitual é que o nosso anel de compromisso seja de ouro de 18 quilates ou platina.
No caso de ser ouro de Primeira Lei, independentemente da cor: branco, amarelo ou rosa… é necessário recordar que é um material frágil, que se arranha ao estar em contacto com qualquer metal. Por isso, como medida preventiva, devemos deixar bem ordenadas as jóias na nossa caixa de jóias.
Outra medida sería não utilizar vários anéis juntos, sobretudo se pelo seu design não criam um conjunto adaptado do tipo Twin, quer dizer que não es encontram no dedo arranhando-se constantemente.
Se o nosso anel de compromisso está fabricado em platina, temos a vantagem de que este, pese a ter um preço mais elevado que o ouro, garante-nos uma maior resistência. Ainda assim, é necessário relevar ese mito de que a platina resiste a tudo e não se arranha.
A platina como explicamos anteriormente, é muito mais resistente que o ouro e a sua forma de fazer frente ao uso é diferente, já que se deteriora pela acumulação de numerosos e minusculos arranhaços, que minimizam progressivamente o seu brilho e requerem ser pulidas para recuperá-lo.
Desta forma, no que diz respeito ao anel de compromisso e ao material de fabricom devemos, se é ouro, buscar mantê-lo separado de outras jóias que possam aranhá-lo e limpá-lo habitualmente em seco com um pequeno pano, parecido ao de limpar os cristais.
Se é de platina, limpando com um pano de limpa cristais é mais que suficiente, sobretudo para tirar os restos de creme, maquilhagem etc. que se acumulam ao longo do día.
Com tudo, devemos saber que passado alguns anos será necessário uma manutenção profissional para devolver o lustre á jóia, pese a que realizemos um cuidado periódico do anel.
Por isso a marca Navas Joalheiros com a compra de uma das suas jóias, ofrece-te á primeira manutenção do teu anel de compromisso para que utilizes durante mais tempo.
O outro aspecto que determina o cuidado do anel de compromisso é sem dúvida a sua composição em quanto ao tipo de pedras preciosas, quer dizer que não é a mesma coisa ter um anel de noivado tipo solitário que um anel de esmeraldas e diamantes.
Cada gema preciosa tem diferentes graus de durexa, porosidade e resistência aos productos com os que vamos limpar o anel de compromisso.
Assim o diamante á frente da escala de dureza denominada Mohs, faz com que possamos aplicar qualquer tipo de limpeza, o método caseiro que recomendamos neste caso é o seguinte. Com a ajuda de um pequeno recipiente com agua, quita gorduras e uma colher pequena de amoniaco, submergimos o nosso anel de compromisso, esfregando com uma escova com cerdas naturais (não plásticas que arranham a montura).
Uma vez finalizada a limpeza, clareamos com agua da torneira e secamos com um pano de limpar cristais para evitar que deixe pelos.
Este simples método de limpeza, não se aplica se o anel de compromisso tem pedras preciosas delicadas como podem ser as esmeraldas, especialmente porosas ou vivas como a pérola.
Nestes casos recomenda-se a limpeza com um trapo seco ou húmido com agua. Este é sem dúvida o primeiro acercamento ao cuidado do anel de compromisso, sendo recomendável ente qualquer dúvida acudir ao assessoramento gratuito que a nossa firma ofrece ao cliente.