Como se elabora um solitário?

Alguma vez perguntou-se sobre o processo de elaboração das jóias criadas a partir de diamantes? O seu origem, o seus detalhes, a sua historia? Em Navas Joalheiros, como fabricantes de jóias com larga trajectória e experiência, acreditamos em que é interessante conhecer o processo de elaboração de nossas peças de gemas preciosas para valorar ainda mais a sua excepcionalidade.

Hoje convidamos-lhe a uma viajem que começa em uma mina, de onde se extrai o diamante passando por diferentes tipos de talhados até o seu resultado final, decorando e realçando a mão de uma mulher em forma de esquisita jóia. Os solitários de diamantes som aqueles que  engastam uma só peça preciosa e é em este caso, o mais tradicional, que os anéis de noivado estejam protagonizados por um diamante central. Navas Joalheiros oferece uma grande variedade de solitários de diamantes, combinando diferentes  tipos de lapidação, que fazem de cada peça a possibilidade de ser única e irrepetível. Todo isto com o estilo de Navas Joalheiros: a melhor qualidades e preços sem competência.

Desde a mina até as mãos do mestre.

Os diamantes podem ser talhados de diferentes formas, e o certo é que normalmente o tipo de lapidação vem determinado pela forma da gema ao ser extraída da mina. A extração da gema natural determinará a sua futura aparência.

Uma vez o artesão tem o diamante em bruto, as formas de talhado são muito amplias. Só um estúdio minucioso por parte do mestre talhador poderá determinar qual é a forma mais adequada para tirar o máximo partido para a gema. Isto deve decidir-se em dos sentidos: obter o maior grado de brilho e reduzir a míngua da gema durante o processo de talhado.

O processo é tão sensível que só podem levar-lho a cabo as mãos mais expertas. Por tudo isto, Navas Joalheiros só conta com os melhores mestres talhadores presentes dentro de um oficio que se caracteriza por sua especialização, já que a talha é uma tarefa laboriosa que consiste em esculpir uma a uma cada faceta do diamante situando-lhas de forma perfeita para lograr o máximo brilho e beleza.

O diamante em bruto imobiliza-se em um fuste mediante uma resina. O mestre enfrenta o diamante em bruto a um disco metálico em cujo extremo se fixa o pó de diamante para esculpir cada uma das facetas.

Formas de talhado

A forma de um brilhante, também conhecida como lapidação, pode ser de diferentes tipos. A mais popular é a lapidação redonda, também conhecida como brilhante. Este desenho tem como objetivo lograr a máxima luz e brilho. Um dato importante que deve saber é que a lapidação não incide na qualidade do diamante, mais sim no seu aspeto.

Existem outras formas de talhar denominadas lapidação fantasia, estas são a lapidação princesa, baguete, oval, cushion o a navete.talla diamantes

Outra da lapidação mais usada depois da lapidação em brilhante é a lapidação princesa ou quadrada. Em termos gerais costuma ser quadrada o em ocasiões retangular. Tem 76 facetas e pode chegar a lograr o mesmo brilho que um diamante redondo, de aí a sua grande aceitação e generalização uso.

Os diamante em lapidação Navete ou Marquise  são aqueles que se caracterizam por uma forma oval, com os extremos finalizados em ponta. Este tipo de lapidação apresenta um acabado elegante e de grande beleza, perfeito para os anéis de tipo solitário o trilogy com diamantes laterais em forma de lagrima.

Conta a historia secreta da joalheria e o talhado que uma marquesa de muito caráter e gosto excepcionais quis que o diamante que lhe ofereceu o seu amante, tivesse uma forma original y jamais criada para outro mulher. Corria o século XVIII e as técnicas de talhado eram ainda muito básicas, assim as formas habituais eram em lapidação redonda, oval e triangular. O que lograrão os artesianos foi uma lapidação oval modificando os extremos em forma de ponta criado uma lapidação nova, a desejada por esta marquesa tão exigente. Algumas fontes indicam que o design final inspirou-se na boca da mulher.

A lapidação Navete tem habitualmente 1 mesa, 12 estrelas laterais, 16 facetas superiores e 4 pontas. Esta lapidação é ideal para criar um solitário de diamante dada a sua elegância e beleza, ademais, esta talha permite criar uma peça de maior complexidade e design elaborado e esquisito.

Agora já conhece um pouco mais as características de este tipo de talha de diamante, fica a saber, se gostaria que o anel de noivado que esta a procura para a sua romântica pedia de mão, estivesse protagonizado por um imponente diamante em lapidação Navete, em Navas Joalheiros podemos fazer-lho realidade. Só tem de escrever a consultas@navasjoyeros.com, chamar a o telefone: 913 091 649 ou mediante o Chat online de nossa web, e pedir assessoramento gratuito e sem nenhum compromisso aos expertos da firma, que farão realidade o anel que está a procura.